- Área: 60 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Francesca Dusini, Giulia Zantedeschi
-
Fabricantes: Rothoblaas, Pack Services, Segheria Leonardi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto multifacetado é o resultado de Chiasma# 124949, desenhado e construído em uma oficina organizada pela associação universitária Acropoli em Trento. A estrutura, desenvolvida pelos participantes, consiste em uma instalação de madeira realizada com um sistema de fixação a seco durante uma semana. Os requisitos estruturais e o período de tempo limitado foram fatores determinantes na definição do projeto.
A ideia do projeto tem suas raízes no conceito de uma proporção harmônica da "Chaise Longue" de Le Corbusier. O artefato pode ser percebido como dois espaços complementares: um banco com uma excelente vista ao vale e um espaço multifuncional para interação.
Para a realização do projeto, as considerações sobre o local foram fundamentais: a estrutura se desenvolve no terraço do Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Mecânica (DICAM) localizado no morro de Mesiano, na parte sudoeste de Trento, o vale Adige, e é caracterizado por fortes volumes. A geometria do lugar é determinada principalmente pela fachada do edifício, mas também por claraboias com formato piramidal, situadas no terraço. A nova estrutura torna-se parte deste contexto e transforma o terraço em um espaço mais agradável que enriquece o ambiente, conferindo-lhe mais vida.
Itaca, o nome dado ao objeto, quer oferecer aos estudantes a possibilidade de experienciar um lugar onde se encontrar, deitar e relaxar durante os intervalos das aulas. A chaise longue termina sua silhueta em uma cortina vertical mais compacta, que cria um espaço único equipado com uma barra em torno da qual é possível se reunir entre as aulas. Como uma adição flexível ao projeto, a equipe criou um elemento que pode ser usado como um banco alto, mas também pode ser transformado em uma mesa de café simplesmente girando-o de maneiras diferentes.
A última peça do artefato está localizada perto do corrimão do terraço, onde alguns recipientes plásticos de água criam um local de encontro informal. Os elementos podem ser usados como assentos, vasos de flores ou cinzeiros. No que diz respeito à estrutura de suporte, o trabalho é criado usando um conceito estrutural de treliça. O quadro estrutural principal é assim realizado com vigas de madeira de pequeno porte e replicado para o comprimento total do artefato. Um sistema estrutural secundário proporciona estabilidade e rigidez e permite a colocação do revestimento da placa de madeira.
A instalação, oferecida pela Acropoli ao DICAM, é um trabalho semi-permanente: o terraço da faculdade hospedará a instalação por pelo menos um ano. O workshop "Chiasma" ofereceu a oportunidade de concepção, definição e construção de um objeto arquitetônico de pequeno porte. O projeto foi financiado pelo DICAM, a Província Autônoma de Trento, o TAUT e o Politiche Giovanili Trento.